Meu pai me ensinou a ouvir
- fabinhobeatz
- 18 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
Meu pai, grande apreciador da música e do som. Contrabaixista e técnico de som. Foram vários os momentos com ele em que eu tive a oportunidade de aprender, principalmente sobre como ouvir.
Certa vez eu estava ouvindo Rush em um volume médio. Meu pai entrou no quarto e disse ‘’Rush a gente escuta assim...” e passou a fazer alguns ajustes no equalizador e no volume do aparelho de som. Veio uma pressāo que realmente expressava a atitude da banda. Eu senti o que o rock significava.
As liçōes por traz do ouvir vinham às vezes de forma inesperada. Perguntei a ele “Pai, o Peter Frampton toca bem guitarra?”. “Pega o disco dele e escuta. Depois você me diz o que achou”, ele respondeu. Aqui ele reforçou a importância da atençāo no ouvir, mas também considerou a minha liberdade naquilo que é uma análise estética de valor subjetivo.
Por essas e outras experiências, ficou claro para mim que o silenciar e ouvir é uma porta para o reconhecimento. Significa apreciar a realidade, ganhar referências e se comportar melhor musicalmente, apesar de achar que isso se reverbera em outras esferas da vida.
Hoje me sinto muito feliz com esse hábito. Calar-me e ouvir ativamente músicas e pessoas me faz ser um eterno estudante.
Muito obrigado pai!





Comentários