top of page

Meu pai me ensinou a ouvir

  • Foto do escritor: fabinhobeatz
    fabinhobeatz
  • 18 de jan.
  • 1 min de leitura

Atualizado: há 3 dias

Meu pai, grande apreciador da música e do som. Contrabaixista e técnico de som. Foram vários os momentos com ele em que eu tive a oportunidade de aprender, principalmente sobre como ouvir.

Certa vez eu estava ouvindo Rush em um volume médio. Meu pai entrou no quarto e disse ‘’Rush a gente escuta assim...” e passou a fazer alguns ajustes no equalizador e no volume do aparelho de som. Veio uma pressāo que realmente expressava a atitude da banda. Eu senti o que o rock significava.

As liçōes por traz do ouvir vinham às vezes de forma inesperada. Perguntei a ele “Pai, o Peter Frampton toca bem guitarra?”. “Pega o disco dele e escuta. Depois você me diz o que achou”, ele respondeu. Aqui ele reforçou a importância da atençāo no ouvir, mas também considerou a minha liberdade naquilo que é uma análise estética de valor subjetivo.

Por essas e outras experiências, ficou claro para mim que o silenciar e ouvir é uma porta para o reconhecimento. Significa apreciar a realidade, ganhar referências e se comportar melhor musicalmente, apesar de achar que isso se reverbera em outras esferas da vida.

Hoje me sinto muito feliz com esse hábito. Calar-me e ouvir ativamente músicas e pessoas me faz ser um eterno estudante.


Muito obrigado pai!


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
The beautiful lesson of Devadharma Das

The songs of various cultures began to make sense to me when I perceived them as a means for the elaboration of one's own identity. If before it was just the expression of the states, it became for me

 
 
 
My father taught me to listen

My father, a great lover of music and sound. He’s a bass player and sound technician. There were several moments with him when I had the opportunity to learn, especially about how to listen. Once I wa

 
 
 

Comentários


bottom of page